Minha profissão é bailarina

 Em Sem categoria

A minha profissão é bailarina. Sou formada em dança e sinto muito orgulho em tê-la não só como lazer, mas como o meu ofício. Sei que não é a carreira mais concorrida nos vestibulares, sei inclusive que muitas pessoas sequer sabem que dançar pode ser uma profissão, o que me entristece. Porém sou parte desse movimento de resistência na dança e recomendo para todos os jovens que conheço a dança como profissão.

O sonho da maior parte dos aspirantes a bailarinos é dançar em uma importante companhia, uma vez que oferecem condições salariais melhores e o reconhecimento artístico, com seleção por meio de audições. Mas para quem não sabe, é possível trabalhar com a dança em outras funções, como coreógrafo, professor, diretor de companhia, ensaiador, preparador corporal, diretor, administrador de escolas de dança, pesquisador entre outras.

O que sempre reforço é a necessidade de uma formação, que pode seguir três caminhos: o ensino formal, regulamentado e oferecido pelos cursos técnicos e pelas faculdades de dança; o ensino não formal, também chamado de ensino livre, que é oferecido nas escolas de dança independentes; e por último, o ensino informal, com aprendizado de forma independente.

Para os iniciantes, sempre digo que a dança é uma profissão que requer treinamento e qualificação, com investimento financeiro e pessoal acima de muitas profissões tradicionais. A carreira de um bailarino é curta comparada com uma carreira de atleta, e é raro algum chegar a idade da aposentadoria oficial no exercício da profissão. A maioria dos bailarinos começa a se lançar na profissão por volta dos 18-20 anos e para de dançar antes dos quarenta anos.

Como toda a profissão, tem suas dificuldades, suas glórias e requer muito amor por quem a escolhe. Sou suspeita para falar, mas não imagino profissão melhor! E você, está pensando em dançar profissionalmente ou já atua na área? Vamos trocar figurinhas? Envia um comentário pra mim, vou adorar saber da sua experiência!

Juliana Ribeiro é coreógrafa, bailarina e diretora do Studio de Dança Juliana Ribeiro.

Posts Recentes

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search